Bem, pessoas, pelo título, vocês já devem ter deduzido que essa postagem será coisa séria e que vocês me verão fanzocando e tendo ataques facilmente durante os próximos parágrafos. Então não esperem uma postagem curta - essa provavelmente vai ser uma das maiores postagens do blog - porque mesmo com a minha escola de greve, eu continuo estudando, e faço redações de vez em quando. Só que vocês sabem como são dissertações, são sempre sobre coisas importantes e atuais, mas nunca são um tema que você realmente gostaria de discutir. Então eu pensei em discutir um tema legal de verdade e postar isso aqui nesse blog uma vez na vida. *Ah, e se você quiser ver minha última redação sobre a Ucrânia, ela tá bem aqui.*
Por que o Loki? Bem, o erro foi meu de ter colocado minha fanart preferida dele como wallpaper. Toda vez que eu ligo meu PC, e isso acontece várias vezes, ele tá lá pra me lembrar da existência dele (e do Tom Hiddleston por trás dele, pq o Tom Hiddleston é demais, qual é). E por causa disso, esses dias eu ando sendo assaltada por LOKI FEELS, e eu costumo irritar todo mundo quando eu fico obcecada por um personagem específico.
Geralmente isso não causa grandes danos à sanidade mental dos meus amigos nem à minha (
Porque cara, você pode falar muita coisa do Loki, mas você não pode dizer na minha frente que ele é um personagem ruim. E após ter um ataque de fangirl pra cima do meu amigo, eu percebi que eu podia falar muita coisa sobre ele aqui, de todos os filmes, pra defender ele até a morte e talvez até justificar o porque de no fim das contas eu não achar que ele é um vilão de verdade, e sim, um caso à parte de anti-herói.
Pra ser sincera, da primeira vez que eu vi o Loki, no Thor 1, eu já imaginava mesmo que ele ia ser o vilão da história. Afinal ele era o irmão mais novo do Thor, o Deus da Mentira e da Trapaça (que título mais sonserino, eu adoro tanto isso). Mas bastou o que, 20 minutos de filme até ele descobrir as origens alienígenas dele pra eu ficar tipo "ei, tem algo errado aí, ele era do bem".
Convenhamos, até hoje eu não entendi como o Loki não percebeu que ele era adotado antes, porque tipo
Eles são irmãos parecidos pra caramba, né. A família inteira dele é loira e de olhos azuis, mas por algum motivo ele tem olhos verdes e cabelo preto, e não sai gritando com tudo quanto é coisa e quebrando copos.
Mas enfim. Ao assistir o filme pela primeira vez eu hm, não prestei muita atenção, porque cara, filmes de super-herói. Mas eu vi de novo um tempo depois, quando eu já tinha criado um tumblr e ficado fã do Tom Hiddleston e quis ver o filme legendado (ACREDITA QUE EU VI DUBLADO DA PRIMEIRA VEZ?) e resolvi prestar atenção no filme dessa vez - porque mesmo sem ter prestado atenção direito da primeira vez eu já tinha gostado do Loki e ele foi a única coisa que me fez não dormir no filme. E assim que eu comecei a prestar atenção no filme eu reparei coisas importantes:
O Loki não era nem um pouquinho do mal. Todo mundo deve achar que ele era um irmão invejoso até descobrir que ele era um gigante e aí BAM "revolts, bora conquistar o mundo". Mas não, ele era só um asgardiano normal, que se importava de verdade com o Thor e nunca fez questão de ser o rei no lugar dele. Imagino que ele era um cara meio chato às vezes, mas qual é, irmão mais novo, todos eles são assim (pelo menos o meu é). Na verdade, o problema nunca foi com ele, o único personagem que realmente merecia ser odiado nesse começo (e até hoje) era o Odin.
Vocês também devem achar que isso não se aplica ao Odin. Afinal, ele é um rei sábio e antigo, sabe com o que está lidando, e sinceramente é um ótimo pai, pelo jeito como ele trata o Thor, não é mesmo? Bem, pois é, O THOR. Por algum motivo, o Thor é muito mais paparicado pelo Odin do que o Loki, e de repente ele descobriu o motivo. Ele não só é adotado, como é filho do líder dos principais inimigos de asgard, os Gigantes de Gelo/Jotuns. E ele só foi adotado porque os planos iniciais do Odin era de usar ele como uma garantia de que as duas nações não iam guerrear de novo.
Daí quando o Loki tava segurando aquela arma dos Jotuns e vendo o corpo dele ficar azul e tentando entender o que raios tava acontecendo e finalmente descobrindo a droga de segredo que esconderam dele durante a vida toda, o mínimo que o Odin podia ter feito era conversar direito com ele até ele acalmar ou coisa assim e provar que é um pai de verdade pra o Loki do mesmo jeito que ele é pra o Thor. MAS ao invés disso, ele entrou num conveniente Sono Profundo e largou ele lá, chocado e se considerando um monstro.
E ainda assim, não foi naquela hora que o Loki ficou do mal. Com o Thor banido por quase destruir Jotunhein e o Odin desmaiado, ele acabou virando o rei - podia ter sido a Frigga, mas ao contrário do Odin, a mãe dele é ótima, e preferiu deixar isso com ele (sim, isso tá nas cenas
E após todas as partes dramáticas de vilão, de herói, de plot twists em que o Loki pareceu estar traindo Asgard e de repente traiu os traidores de Asgard e resolveu destruir Jotunhein, o Thor apareceu pra falar pra ele que ele tinha aprendido a lição e que não era muito politicamente correto sair por aí destruindo raças. E aí eles começaram a lutar, e só quando o Thor estava perdendo, o Odin resolveu acordar.
E chegamos ao fim do primeiro filme, com o Loki e o Thor pendurados na Ponte Bifrost. Eu já sabia o que ia acontecer 15 segundos antes de acontecer, mas mesmo assim eu quase tive um treco (principalmente quando eu vi legendado, porque mano, Tom Hiddleston, atuação, Tom Hiddleston). Depois do "I could have done it" mais triste da história, se tinham duas palavras que o Odin não podia ter falado, eram:
FOI A MESMA COISA DO LOKI FALAR "EU VOU PULAR" E O ODIN GRITAR "DÁ UMA CAMBALHOTA" EM RESPOSTA.
Tudo o que ele queria ouvir naquela hora era um pouco de aprovação do pai dele, pra provar que ele não era um monstro e que podia fazer alguma coisa boa pra Asgard mesmo sendo um Jotun. Ele fez isso do jeito errado, certo, sair matando gente é feio, né Loki, mas como eu já disse antes, o mínimo que o Odin podia fazer seria conversar decentemente com ele, e não dizer esse "não" logo de cara. Porque imagino que o que o Loki deve ter pensado depois disso foi algo mais ou menos como "então é isso. Nada do que eu fizer ou tentar fazer vai prestar mesmo. Chega de viver".
Daí, analisando a situação e vendo o que ainda teria para ele ali, ele demorou menos de 5 segundos pra tomar a decisão e pular no buraco negro, morrendo para sempre.
SÓ QUE NÃO.
Não foi por falta de tentar. Mas acho que deuses nórdicos são um pouco mais difíceis de matar, e não é só um buraco negro que vai tirar sua vida. Por algum motivo ele apareceu de novo, em Os Vingadores.
[Okay, uma pausa. Eu mal saí do primeiro filme e a postagem já tá gigantesca até pra os padrões do blog. Devo continuar ou faço uma postagem por filme mesmo?
...
Ferre-se, vou continuar. Vocês teriam que ler as outras postagens mesmo e ainda ficaria fora de ordem.]
Da primeira vez que eu vi os Vingadores, eu AINDA tinha cismas com filme de super-herói e não tava querendo ver até descobrir que o Loki tava lá. Daí eu fiquei tipo "NÃO, PERA, XEU ASSISTIR ESSE TREM. AGORA EU TENHO ALGUÉM PRA QUEM TORCER".
Mas acabou que ele tinha ficado tão diferente nesse filme que eu fiquei decepcionada. Ele parecia um daqueles vilões toscos de filme de super-herói que só querem sair por aí dominando o mundo. Nem parecia estar se importando em inventar desculpas que prestavam, e saiu falando coisas como "Vocês foram feitos para serem governados", "liberdade é uma mentira", "no fim vocês sempre irão se ajoelhar". A gente espera coisa melhor de um Deus da Mentira e da Trapaça, né. Eu comecei a me perguntar se o verdadeiro Loki não tinha morrido mesmo e se aquilo era só um clone maldito. Até porque eu jurava que os olhos dele eram verdes, não azuis.
Pouco tempo depois, porém, eu criei um Tumblr, e eu vou te contar uma coisa a respeito daquela rede
Mas nos Vingadores eles tavam azuis por causa do Cajado do Destino dele e do Cubo Mágico (sério, eu esqueci o nome, acho que era Tasseract ou Tesseract). Isso significa que aquela substância azul que ele usou pra controlar o Aquele Cientista e o Gavião Arqueiro também tava impregnada na mente dele.
E vamos lembrar que apesar de o Loki estar liderando um exército de alienígenas aleatórios pra dominar a Terra, o exército não era dele, era de um líder lá que gentilmente pediu para ele ir ali dominar mais um mundo para sua coleção.
Ou talvez ele não tenha pedido tão gentilmente assim.
Senhoras e senhores, o estado do Loki no começo do filme tava deplorável assim mesmo.
A teoria do Tumblr de que o Loki tinha sido torturado entre esses dois filmes faz todo o sentido se a gente analisar esse gif. Explicaria porque do nada ele tinha ficado tão diferente do último filme, e do fim, em que ele já tinha se jogado da ponte sem razão nenhuma pra continuar lá. Já que, tipo, destruir a Terra não ajudaria em nada a situação dele.
Explicaria também como que ele virou um assassino frio e ficou mais maluco ainda que antes (okay, ele tinha virado um assassino antes, mas não era um assassino frio e maluco, vocês notaram isso, certo?).
O Líder Alienígena deve ter usado o Tesseract pra invadir a mente do Loki e jogar contra ele tudo pelo que ele tinha passado, controlando e torturando ele (sério, você consegue ver até marcas de queimadura na testa dele nesse gif) até ele desistir e virar uma marionete assassina e desequilibrada. Considerando isso, faz muito mais sentido interpretar as desculpas toscas de dominação mundial como uma explicação do que aconteceu com ele, né? Faz sentido. Mesmo que isso me deixe muito triste e morrendo de raiva dos diretores da Marvel por fazer o meu personagem preferido sofrer tanto sem quase ninguém notar, pelo menos, já que ele não estava sendo ele mesmo durante o filme, a gente já sabe que ele continua sendo ele mesmo (agora um tanto mais insano) no fim das contas.
E no fim do filme, depois de ser esmagado pelo Hulk feito uma barata e finalmente preso pelos Vingadores, ele acaba eventualmente voltando ao normal.
Pausa rápida com uma curiosidade antes de prosseguirmos: da primeira vez que eu assisti os Vingadores, eu gostei do filme mesmo odiando o Loki e achei isso muito estranho.
Agora chegamos ao terceiro e último filme (aleluia).
Começando com o julgamento do Loki, afinal, ele matou pessoas e quase destruiu a Terra (aka Nova York) no filme anterior. Embora eu não me lembre de ter visto um julgamento para o Thor quando ele fez a mesma coisa com Jotunhein no primeiro filme.
Na verdade, se me lembro bem, o Odin pode ter surtado de raiva, mas o máximo que ele fez foi atirar o Thor num amigável planeta alienígena de tecnologia atrasada por umas duas semanas, coisa que ainda lhe rendeu amigos e uma namorada, enquanto o Loki foi jogado numa cela para sempre. E isso porque a mãe dele interviu e não deixou ele ser condenado a morte. Mas tudo bem, eu tenho certeza de que o sábio e antigo deus Odin teve suas razões. Ainda que o Loki esteja certo quase toda vez que contesta elas.
A única pessoa legal que ainda se importa de verdade com ele na família dele é a Frigga. E é legal saber que ele se importa com ela também. Acho que ela é a única pessoa que faz ele esquecer que é adotado.
E adivinha: isso acabou significando ainda mais culpa pra ele mais tarde.
Nesse último filme é que o Loki tá finalmente conseguindo tomar controle da vida dele de novo. Agora que todo mundo acha que ele tá morto (falando nisso, eu tive um mini-ataque cardíaco quando achei que ele tinha morrido de verdade. Eu fiquei tipo "MAS MANO, VOCÊ NÃO PODE IR EMBORA ASSIM DO NADA, PENSE NAQUELAS PESSOAS QUE QUEREM SE MATERIALIZAR NO FILME SÓ PRA TE ABRAÇAR!") e ele se infiltrou no palácio e usurpou o trono sem ninguém notar. Eu não sei no que vai dar nisso, mas eu juro, Marvel, a vida dele foi uma jornada de sofrimento ferrada até agora (principalmente para os fãs). Se vocês não restaurarem a dignidade dele no próximo filme, eu vou processar vocês.
O estranho é que de repente eu gosto dos filmes da Marvel. Embora continuem sendo filmes de super-herói, e o conteúdo continua o mesmo, agora eu gosto deles. Vai saber por que. Às vezes eu fiquei burra ou coisa assim. [Mas eu ainda não tenho nenhum motivo pra ver filmes de super-herói que não sejam da Marvel. e-e o Superman e o Batman tão de prova.]
...cara
Eu acabei de voltar e ler essa postagem inteira desde o começo. O_O E olha, eu fiquei feliz com o resultado. Foi desestressante. Quem dera que eu tivesse todo esse interesse pra falar de assuntos normais de redações escolares, procurando vídeos, imagens, gifs e curiosidades assim.
FONTES:
- Cinema
- Sites de filmes online
- Youtube
- Wikipedia
- Tumblr
- Meu Tumblr
CRÉDITOS FINAIS/POSTS NO TUMBLR PRA COMPLEMENTAR:
(aviso - meu tumblr tem playlist)
O post que me fez escrever tudo isso:
http://isashi-nigami.tumblr.com/post/66310590855/when-you-realize
Os posts dos vingadores:
Alguns posts pra você odiar o Odin
Mais alguns motivos pra você se sentir mal pelo Loki:
Loki no geral:
E um post desnecessário sobre cavalos:
...porque mesmo sabendo que o verdadeiro Loki da mitologia nórdica e o Loki da Marvel são duas pessoas totalmente diferentes, é difícil não fazer piadas com cavalos depois daquele, hm, incidente.
É ISSO, PADAWANS! ADMIRO A CORAGEM DE VOCÊS PRA LER ESSE POST PROFUNDO, ABSÚRDICO E DESNECESSÁRIO! EU JURO QUE VAI TER MAIS, BY THE WAY. Provavelmente sobre Harry Potter. Adoro Harry Potter. Harry Potter foi minha infância. <3
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu outro blog: http://www.blobelle.blogspot.com.br/
Meu Tumblr: http://isashi-nigami.tumblr.com/
Meu Nyah: http://fanfiction.com.br/u/262886/